O curso “Identidades Fluidas”  da Hitsy tem como objetivo ensinar a projetar identidades visuais dinâmicas, através de aulas teóricas e atividades práticas, preparando os alunos para identificarem quando e como executar. Quer saber mais sobre o tema principal do curso? A gente explica como e porque o conceito se faz necessário na construção da identidade de algumas marcas.

A identidade visual chamada de dinâmica é caracterizada por possibilitar diferentes transformações, dando a opção de diversas formas de aplicação. Sempre dentro de um eixo com regras pré-determinadas. Em oposição as id fixas, as dinâmicas ganham vida através de suas diversas configurações.

Nas identidades dinâmicas o logo pode possuir tanto um desenho único e múltiplas aplicações, quanto diversos desenhos. No caso dos desenhos múltiplos eles se formam a partir de parâmetros estabelecidos, comunicando a versatilidade ou fluidez da marca em questão. Dentro de um sistema, o logo coexiste com diversos elementos de apoio que compõem graficamente o universo da marca, comunicando, nas diferentes aplicações referentes a cada ponto de contato, a personalidade da mesma.

Um projeto de identidade dinâmica é usado em diferentes situações, mas é comum ser aplicado em marcas que passam por mudanças contantes ou que sugerem movimento continuo. Como exemplo destes dois casos podemos usar duas identidades dinâmicas feitas pela Hitsy para as marcas Svetlana e Vontade de Viajar, ambos com objetivo de dar mais vida e possibilidades para elas.

Para a Svetlana, marca de moda com grande expressão artística, sempre alinhada com as tendências comportamentais e estéticas, a Hitsy desenvolveu uma Id. fluída que pudesse acompanhar suas diferentes expressões. No projeto de branding e id. visual da marca o escritório desenhou um logotipo que permite diferentes aplicações, pontuando a versatilidade da marca e seu espirito contemporâneo.

Veja + sobre o projeto: http://hitsy.com.br/portfolio/branding/svetlana.html

Inspirando a ideia de movimentação, o blog Vontade de Viajar recebeu um logo que representa uma bússola e um aviãozinho de papel. Para dar ainda mais fluidez ao projeto, reforçando a ideia de que uma identidade dinâmica é responsável por dar novas dimensões a marca, a Hitsy desenvolveu uma versão animada do logo especialmente para o site. Na barra superior da página o aviãozinho de papel acompanha o cursor do mouse remetendo ao movimento da bússola e ao impulso do leitor de buscar destinos para viagens inesquecíveis.

 

Veja + sobre o projeto: http://hitsy.com.br/portfolio/branding/vontade-de-viajar.html

Quer entender ainda mais e saber projetar identidades visuais dinâmicas? A Hitsy está com inscrições abertas para a segunda edição do curso “Identidades Fluídas: Projetando Sistemas de Id. Visual Flexíveis Para Marcas Contemporâneas”.

Saiba mais aqui: http://hitsy.com.br/cursos/identidades-fluidas-2.html