APOIANDO PROJETOS CRIATIVOS

SÓCIAS FUNDADORAS SE CONHECEM NO INÍCIO DA FACULDADE

2007 // 2010

Flavia Brêtas e Marcela Abbade se conheceram em 2007, enquanto cursavam o primeiro período de Design na PUC-Rio. Com o tempo, suas naturezas complementares e a grande afinidade fez com passassem a fazer seus trabalhos de faculdade sempre juntas. Flavia tinha talento para direção de arte, branding e estratégia e planejamento, enquanto Marcela para a criação gráfica, web, ilustração e desenho tipográfico.

Em 2011, a dupla começou a desenvolver trabalhos para produtores de eventos no Rio de Janeiro e assina a identidade da festa Way Out que conta com as ilustrações de Marcela nas primeiras edições e faz grande sucesso. Em dezembro do mesmo ano Flavia e Marcela se formaram na mesma habilitação, Comunicação Visual.

No mês de março de 2012, alugaram um ateliê na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, para trabalharem juntas em projetos de design enquanto tocavam suas carreiras em paralelo. Nesse período, elas passam a atender a marca recém criada pela designer Mariana Iacia, a Svetlana.

Em 2013, a dupla passa a focar o escritório de design e consultoria estratégica em clientes ligados a moda, música e comportamento, usando seu now-how e conhecimento para prestar um atendimento especializado para esses perfis de clientes. O alto grau de exigência em relação ao resultado dos trabalhos e grande conhecimento da dupla faz com que, rapidamente, a demanda por trabalhos aumentasse.

Em 2014, criamos a feira Digital & Craft no co-working "The House", do qual fazíamos parte. A D&C surgiu para movimentar a cena de projetos da economia criativa, através do encontro de criativos que fazem projetos para este mercado. Ministramos os cursos "Zeitgeist Branding", "Identidades Fluidas" e demos workshops e palestras em eventos de design, para espalhar o conhecimento e a cultura do design no Brasil.

Em 2015, começamos o projeto "Manifesta", oficina de cartazes tipográficos. Este contou com apoio da cientista social Bia Medeiros, uma das idealizadoras do projeto Drag-se, para orientar os participantes a criarem cartazes com temas de inclusão social. Além disso, nos mudamos para uma nova casa na Rua Sorocaba em Botafogo, que dividimos com a Suma Filmes, também produtora da série Drag-se. A Sorocaba é um dos pólos de tendências comportamentais do Rio de Janeiro, o que nos colocou no epicentro da economia criativa carioca.